Sermão 

Um passo da Terra prometida

A um passo da terra prometida

Salvos ou perdidos a um passo da terra prometida

Genesis 15:13, 14Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens”.

O povo escolhido de Deus passou 430 anos numa terra estrangeira, um país longínquo, uma terra de amargura; e foi escravo submisso a muito sofrimento.

Certamente que tenham desejado a liberdade, almejado voltar para a terra de origem, ser livre. O tempo foi passando a angústia aumentando. Mas Deus já tinha tido a Abraão “400 anos passarão sobre eles… mas eu me lembrarei deles”. Depois de tempo de sofrimento Deus lembrou-se deles e enviou lhes um libertador: Moisés, para os fazer sair do Egipto e os conduzir a terra prometida.

Em caminho para a terra prometida, uma terra de liberdade, de bonança, de paz, terra que mana leite e mel, uma pátria tao desejada pelos hebreus, -escravos no Egipto. O coração deles devia estar cheio de alegria e vontade de chegar.

Infelizmente!!!

Eram homens desprovidos de conhecimento de Deus, formatados para servir (como escravos), cujo promessa de Deus lhes parecia ofuscada. Genesis 15:14.

Apenas alguns dias de caminhada enfrentaram problemas

  1. Ataque de faraó:

Exdo 14: 10 a 12. Deus permitiu o exército de faraó alcançar a Israel para mostrar aos filhos de Israel o seu poder, a sua glória. Os filhos de Israel devia reconhecer a sua total dependência de Deus. V.14

  1. Faltou água (murmuração) Exdo 15: 24; 17: 3
  2. Saudades de alho e cebola do Egipto Núm. 11: 5.

As vezes sentimos tentados de pensar “eu poderia estar melhor na vida se não estivesse nesta igreja; tantos problemas, dificuldades de tudo quanto é lado”.

O problema/crise que enfrentamos deve nos ensinar 3 coisas: o quão débil somos, aprender a depender de Deus, dar oportunidade a Deus de manifestar o seu poder.

A viagem continuou, o Senhor os protegeu do calor do deserto durante dia com coluna de nuvem e de frio durante noite com coluna de fogo. Abriu o mar e passaram na terra seca, fez chover maná do Céu para os alimentar, transformou a água amargosa em água doce, em fim o Senhor fez tantas maravilhas no meio do povo para lhes ensinar a confiar. O povo não cessava de murmurar contra os líderes todas as vezes que encontraram um obstáculo pelo caminho.

Já na fronteira da terra prometida

Números 14: 21-23, 29 e 30 de vinte anos para cima ficaram no deserto por causa da murmuração e desobediência.

Deus fez passar pelo deserto os filhos de Israel para limpar deles as escórias (do Egipto, idolatria…) e lhes dar um novo sentido de vida.

Semelhantemente estamos a caminho da terra prometida e apóstolo Paulo nos diz em Romanos 12: 1,2; 1Coríntios 2: 16 “… nós porém temos a mente de Cristo”.

Amados, estamos a um passo da terra prometida Paulo nos diz: Héb. 3: 12-16.

A não esquecer:

Deus escolheu um povo

Deus preparou o povo para entrada na terra prometida

Deus fez o povo entrar na terra prometida

Seja qual for a dificuldade se mantivermos firmes nós vamos entrar na terra prometida com ajuda de Deus.

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados